sexta-feira, 17 de junho de 2011

Princípios Básicos de Vygotsky sobre a Aprendizagem e o Desenvolvimento.


 

    Vygotsky leva em consideração dois tipos de desenvolvimento: real e proximal.
O desenvolvimento real consiste na solução independente dos problemas. É definido por testes que medem o nível de capacidade mental. As funções mentais da criança nesse nível, se estabelecem como resultado de ciclos de desenvolvimento já completados.
  A zona de desenvolvimento proximal caracteriza a distância entre o nível de desenvolvimento real e o nível de desenvolvimento potencial determinado pela solução de problemas sob a orientação ou ajuda de um adulto ou crianças mais capazes. O importante para Vygotsky é, além do que se faz sozinho, o que se faz com a ajuda dos outros.
Dessa forma, a aprendizagem desperta processos internos de desenvolvimento que só podem ocorrer quando o indivíduo interage com outras pessoas.
Vygotsky opunha-se à "educação livre" das crianças admitindo que neste período do desenvolvimento,( desenvolvimento potencial ), o contato com outras pessoas que possam restringir a liberdade adquirida por estas crianças é de extrema importância para que o desenvolvimento mental delas possa ser direcionado. Portanto, a "interferência" dos pais e professores neste período é fundamental.
Contudo, Vygotsky afirma que a criança não pode ser sujeito passivo na aquisição dos conhecimentos, ela deve ser ativa neste processo, trabalhando o desenvolvimento intelectual dentro do ambiente determinado pelos pais e professores.
segundo Vygotsky, o professor possui papel ativo, sendo capaz de desafiar o aluno para que este sinta-se cada vez mais hábil para realizar uma tarefa considerada, pelo aluno, difícil. É muito importante avaliar e ajudar as crianças na solução de problemas.
Com relação à deficiência visual e auditiva, é interessante notar que existe um método personalizado de ensino, onde o professor age de uma maneira diferente, de acordo com o problema que cada criança apresenta. Esse método é considerado fundamental para o desenvolvimento interno da criança.
Como observamos nos filmes apresentados, os professores valorizam a imitação, ou seja, tudo o que é feito ou dito por eles, é imitado pelas crianças. Para Vygotsky, a imitação é um passo importante para o desenvolvimento das estruturas da criança.
Outro ponto muito importante é a compensação. Segundo Vygotsky, as crianças deficientes devem usar seus sentidos sadios para compreenderem o mundo, isto é, as crianças devem desenvolver seus sentidos normais para compensarem seus sentidos perdidos ( visão, audição, etc. )


Givanilda Maria Lopes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário